SBN atua na prevenção e no tratamento dos traumatismos raquimedulares

As fraturas da coluna vertebral, também conhecidas como traumatismo raquimedular ou, simplesmente, TRM, podem afetar a medula (tecido nervoso que contém as células responsáveis pela movimentação dos braços e das pernas, bem como a sensibilidade do corpo e dos membros) em cerca de 20% dos casos.

Trata-se de um grave problema de saúde pública, tanto do ponto de vista econômico, pelos altos custos envolvidos em seu tratamento, quanto social, pois acomete principalmente indivíduos jovens, em idade economicamente ativa e com grande potencial produtivo.

As principais causas do TRM são acidentes motociclísticos e automobilísticos, quedas de alturas e mergulho em água rasa (pacientes que mergulham de cabeça em uma piscina rasa, por exemplo, com traumatismo na região cervical). Destacamos, ainda, entre as causas de fraturas da coluna os acidentes durante a prática de esportes radicais ou de contato, os quais nota-se um aumento da incidência nos últimos anos com a popularização dos mesmos.

Embora as técnicas de atendimento e resgate desses pacientes tenham evoluído muito, com um atendimento prévio à chegada ao hospital eficiente e rápido, assim como uma evolução nos exames diagnósticos e até mesmo no manejo clínico e cirúrgico desses pacientes, a melhor forma de tratamento ainda é a prevenção. Antecipar situações onde haja risco de acidentes nas estradas, cuidados na manutenção de motos e automóveis, evitar locais com risco de queda, bem como o uso de equipamentos de segurança e de boas práticas durante o esporte são fundamentais para se evitar ou amenizar os riscos de TRM.

Nos pacientes com lesões já estabelecidas, é fundamental a avaliação pelo especialista. Ele avaliará os tipos de tratamentos a serem utilizados, estabelecerá o prognóstico e programará a reabilitação, o que é essencial no tratamento dos pacientes com lesão medular.

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia conta com especialistas no tratamento dos pacientes vítimas de traumatismo raquimedular e se coloca sempre à disposição de nossa população para esclarecer dúvidas e promover campanhas preventivas de acidentes.

 

Dr Andrei Joaquim

Coordenador de Departamento de Coluna da SBN

Gestão 2017-2018